Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado na Reserva Natural do Lago Xiannv, no sudoeste da cidade de Xinyu, China, longe da agitação da cidade e cercado por colinas, florestas, campos e um lago. O centro comunitário faz parte do projeto geral do complexo, oferecendo aos visitantes experiências na natureza e comodidades públicas. O principal desafio projetual foi abrigar muitas funções em um volume arquitetônico de porte considerável, preservando a paisagem e mantendo a baixa densidade.
Após várias investigações do local e um constante refinamento do modelo de trabalho, o volume foi finalmente implantado em um terreno plano entre duas colinas, no sentido norte-sul unindo as encostas de ambos os lados. Para evitar que o comprimento do volume sobrecarregue o entorno natural, a edificação se assemelha a "Moby Dick", um corpo maciço, rolando pela paisagem, tentando engolir a encosta da floresta em si mesma. A pele metálica prateada reflete a luz do lago e as montanhas, e a cobertura ondulada imita e reproduz lindamente o terreno circundante.
A enorme cobertura se abre para a paisagem no centro, que une os campos e o lago. A cortina de vidro transparente contínua tenta esfumaçar a fronteira entre o interior e o exterior, e os beirais baixos emolduram a paisagem como uma pintura, inspirando os usuários a apreciarem a natureza de diferentes ângulos. Os beirais de 6 metros são projetados em resposta às condições climáticas chuvosas da região, permitindo que os visitantes respirem o aroma fresco do campo independente do clima. A cobertura curva de alumínio, como uma colina artificial, desce até o solo a oeste e só se eleva em um ponto para formar a entrada principal do volume, impedindo uma visão completa do interior e criando uma caixa de surpresas. Funções como centro de informações, cafeteria, livraria, sala de conferências e serviço de catering estão abrigadas sob este teto de forma livre.
O esqueleto de aço sustenta toda a pele do edifício, e o sistema estrutural exposto no interior está ligado à forma ondulante da cobertura, criando um espaço teatral que produz uma experiência fantástica, como Pinóquio na barriga da baleia. A disposição dos móveis é modelada segundo a forma do arquipélago. As árvores originais do local também são preservadas e percorrem livremente o corpo de "Moby Dick", revelando o tema simbiótico entre arquitetura e natureza.
As casas de madeira com diferentes formas são projetadas nos limites das florestas, campos e lagoas, respondendo ao terreno voltado para diferentes direções e vistas, criando a possibilidade de relaxamento para os visitantes. As peças que compõem a pele são esculpidas com mecanismos naturais e, com o tempo, se misturam ao entorno.